Diário do Grande ABC

Diário do Grande ABC

A Costelaria Berlin, em Santo André, se tornou referência na região. A variedade do cardápio traz boas opções para almoço, happy hour e jantar. O carro-chefe da casa é a costela bovina desfiada com mandioca cozida e servida no réchaud (espécie de fogareiro).

A costela vem bem molinha e pode ser servida sem osso e sem gordura. “Ela é assada no bafo por pelo menos 12 horas, para a gordura desmanchar e a carne adquirir maciez. Depois é envolta em papel celofane. O tempero é segredo”.

Para o almoço, a opção é o rodízio, que satisfaz pelo resto do dia. É que além da costela com mandioca à vontade, também está incluso o bufê, que conta com cerca de 40 opções, entre saladas e pratos quentes, como uma deliciosa lasanha. Também são servidos petiscos como pastelzinho, banana à milanesa e a especialidade da casa: bolinho de mandioca com carne. A refeição cai muito bem com uma cervejinha, que pode ser nacional ou a importada Erdinger.

No jantar, também há diversas opções de pratos à la carte. As chapas, que servem quatro pessoas, são combinações de carnes, peixes, aves e acompanhamentos. A costela pode ser servida de diferentes maneiras, como à parmegiana ou recheada com provolone e legumes. Entre as porções, também há o escondidinho de calabresa, carne seca ou costela (base de queijo cremoso, recheio, coberto com purê de mandioca gratinado).